Projeto de Investigação da Prática de Intervenção e Performances Interativas ou, melhor dizendo, o PiPiPi. Assim é porque foi necessário criar uma definição e, então, ainda resta dizer que isso é um braço do mundialmente famoso PIU, de Pequenas Intervenções Urbanas.
Nosso objetivo é transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem ou qualquer outro clichê que se aplique ao tema. Mas sempre sem clichês.
E o blog? - pergunta alguém que não sofre da inabilidade de chegar ao ponto. O blog é nossa pesquisa aberta de referências, ainda esperando o momento de se tornar ele próprio a referência.
Afinal, como diria o Martin Luther King, "É preciso dramatizar".

sábado, 31 de janeiro de 2009

Inscrições - para participar do PiPiPi


Você passa pela cidade ou a cidade passa por você? A praça é realmente nossa? As ruas da cidade te acolhem ou apenas te levam de um lugar para o outro? E se São Paulo fosse um grande cenário, palco para novas paisagens e descobertas? Todos os dias histórias atravessam a rua, pegam ônibus, enfrentam o trânsito, correm apressadas. E se estranharmos a realidade para contarmos uma outra história?
Participe do PIPIPI: transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem. Para participar vale escrever, desenhar, dançar, interpretar, criar a sua história da cidade e enviar para a gente em vídeo, texto, fotografia ou áudio. Afinal, qual é a sua cidade?

Para se inscrever mande um email pra gente com seus dados (Nome completo, idade, escola onde estuda, telefone, email e msn - se tiver...) e nos conte um pouco de porque você quer participar! o email é: emaildopiu@gmail.com
As inscrições vão até dia 20 de março.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Tricotando as ruas


Esse ônibus lindo está assim porque foi "bombardeado por novelos"(Yarn Bombing) , ou pelo menos é assim que se auto-intitulam coletivos artísticos ao redor do mundo que têm a estranha perversão de cobrir propriedades públicas com tricô. Os grupos já "embrulharam" árvores, corrimãos, postes de luz, hidrantes, semáforos e outras estruturas pública. A idéia começou com a americana Magda Sayeg há três anos em Houston, no Texas. Para ver mais trabalhos: http://www.yarnbombing.com

O Projeto Pedestre


"The Pedestrian Project" é uma ação realizada por diversos performers usando essas roupas pretas modeladas para representar os símbolos clássicos da imagem de mulheres e homens, muito úteis nas portas de banheiros pelo mundo afora. Eles se misturam às pessoas nas ruas de Nova York como se houvessem criado vida. Tudo idéia da artista e costume designer Yvette Helin.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

É uma ação de marketing

Mas mesmo assim é algo inspirador.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Expanded Cinema

"Expandido" é um termo criado nos anos 60 e muitas vezes associado ao cinema criado para (ou por) outras artes. Pode ser um tipo de filme que se inspira na dança, no teatro, na música ou nas artes plásticas em sua concepção. Só que não é exatamente isso. Explicando da maneira simples: é quando uma coreografia não é apenas filmada mas também coreografada pelo próprio filme. 
No fim das contas, é uma ampliação do próprio papel da filmagem, da câmera, da narrativa em vídeo. É a liberdade artística cinematográfica. Liberdade da convencional narrativa e da sala escura. A ruptura de qualquer ordem de filmagem, montagem e projeção. Videoarte na película.

Aqui tem um blog com filmes (novos e velhos, em película e em vídeo) que sofrem dessa mesma inspiração. Adorei "Fiorucci Made me Hardcore".

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Street Booming


Sabe o que é? O site explica.

Um cara parado na rua


E mais nada mesmo.

Outro concorrente




Ao prêmio para trabalhos que existem por poucos instantes.

Balançando na Varsóvia


Ganhador do Szpilman Award, para trabalhos que existem por apenas um momento.


http://new-art.blogspot.com/2006/03/breath.html