Projeto de Investigação da Prática de Intervenção e Performances Interativas ou, melhor dizendo, o PiPiPi. Assim é porque foi necessário criar uma definição e, então, ainda resta dizer que isso é um braço do mundialmente famoso PIU, de Pequenas Intervenções Urbanas.
Nosso objetivo é transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem ou qualquer outro clichê que se aplique ao tema. Mas sempre sem clichês.
E o blog? - pergunta alguém que não sofre da inabilidade de chegar ao ponto. O blog é nossa pesquisa aberta de referências, ainda esperando o momento de se tornar ele próprio a referência.
Afinal, como diria o Martin Luther King, "É preciso dramatizar".

sexta-feira, 27 de março de 2009

A cor das ruas


Um giz colado à parte traseira das bicicletas é uma maneira simbólica de "marcar o território" das bicicletas nas cidades. A idéia colorida é do Studio Geraldi, do Brooklin.

Parking Space


Isso é uma idéia de um grupo chamado Rebar, que criou o PARKing Day. Trata-se de uma brincadeira semântica com o verbo "to park", ou estacionar, e os nossos bons e velhos parques, ou park. E a idéia é levar aos "parking spaces"(vagas de carro), espaços de parque. Deu pra entender??? É só olhar a foto que dá. 
A idéia cresceu e eles criaram um espaço parque móvel, o Parkcycle, de pedalar, que é incrível. Só que esse tem que olhar lá no site dos caras.
O pessoal que inventou isso é de San Francisco, um dos lugares onde mais se usa carro do mundo mas duvido que ganhe de São Paulo. Será? 

sexta-feira, 20 de março de 2009

E agora, José?!


Seguindo nossa discussão sobre o vazio...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Spy, a vaca e o braile



Esse post começa com uma foto dedicada à Carol. Não por ela ser uma vaca mas por ela apreciar as intervenções que as usem. Mas segue para apresentar um monte de imagens interessantes desse grupo espanhol, responsável pelos balões, chamado Spy (de quem eu até já postei algo antes), como intervenção em braile para cegos e uma sequência de cartazes que eles usam como uma espécie de anti-propaganda. Eu achei bem legal. E tem muito mais nesse site.









terça-feira, 10 de março de 2009

Maluquice? Performance? Intervenção Urbana?


"O Equilibrista", filme vencedor do Oscar 2009 de melhor documentário: em 7 de agosto de 1974, o jovem francês Philippe Petit andou durante uma hora sobre um cabo de ferro suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova York, sem qualquer equipamento ou rede de segurança. Imediatamente depois, foi preso junto com um grupo de cúmplices, com quem planejou o “golpe” em segredo por oito meses. Retomando materiais de arquivo, o filme reencena o engenhoso trabalho do grupo e entrevista todos os envolvidos neste que ficou conhecido como "o crime artístico do século".

sexta-feira, 6 de março de 2009

Sobre a casa

...me desagrada entrar em uma ordem fechada, já construída até nas mais finas malhas do ar, essas que em sua casa preservam a música da lavanda, o adejar de um cisne com pós, o dueto de violino e viola no quarteto de Rará. Para mim é difícil entrar em um ambiente onde alguém que vive confortavelmente dispôs tudo como uma reiteração visível de sua alma, aqui os livros (de um lado em espanhol, do outro francês e inglês), ali os almofadões verdes, neste exato lugar da mesinha o cinzeiro de cristal que parece a metade de uma bolha de sabão, e sempre um perfume, um som, um crescer de plantas, uma fotografia de amigo morto, ritual de bandejas com chá e pinças de açúcar... Ah, querida Andrée, como é difícil opor-se, embora aceitando-a com inteira submissão do próprio ser, à minuciosa ordem que uma mulher instaura em sua agradável residência. Como é condenável pegar uma tacinha de metal e pô-la na outra extremidade da mesa, pô-la ali simplesmente porque alguém trouxe seus dicionários de inglês e é deste lado, ao alcance da mão, que deverão estar. Mexer nessa tacinha vale por um horrível vermelho inesperado em meio a uma modulação de Ozenfant, como se de repente as cordas de todos os contrabaixos rebentassem ao mesmo tempo com a mesma espantosa chicotada no instante mais suave de uma sinfonia de Mozart. Mexer nessa tacinha altera o jogo de relações de toda a casa, de um objeto com outro, de cada momento de sua alma com a alma inteira da casa e sua distante moradora. E eu não posso aproximar os dedos de um livro, ajustar de leve o cone de luz de um lampião, abrir a tampa da caixa de música, sem que um sentimento de ultraje e desafio me passe pelos olhos como um bando de pardais.

De: "Carta a uma Senhorita em Paris", do Julio Cortázar. É o conto do cara que vomita coelhinhos, mas isso é outro papo.

terça-feira, 3 de março de 2009

ruas sustentáveis de NY

Vídeo de Sérgio Abranches sobre o projeto em andamento em NY que pretende tornar as ruas mais sustentáveis: o foco sai dos automóveis e passa aos pedestres e ciclistas, através da construção de passeios, jardins e ciclovias. O vídeo é daqui, onde tem mais conteúdo sobre sustentabilidade.

Always look on the bright side of life

O artista Stuart Semple lançou 2.057 Smiles pink – como aquelas batatinhas fritas com sorriso – no céu de Londres, ppara contrastar com o dia cinza. As espumas sorridentes eram feitas de gás hélio, sabão biodegradável e tinta vegetal e se dissolveram no ar após 30 minutos de alegria flutuante.

Joshua Allen Harris e seus monstros infláveis


Com apenas sacos plásticos e fitas adesivas, ele cria monstros que ganham vida ao acaso na cidade.

segunda-feira, 2 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

Emoldurados






Sexta-feira, depois do Carnaval, saída do Colégio Caetano de Campos...

caixa de sapato

bonito é apelido...

Trabalho da Cia de Foto desenvolvido para o MAM-SP. Vídeo produzido em parceria com Alex Carvalho e GUAB a partir de imagens exclusivas e da caixa de sapato no flickr deles. Um ensaio sobre a intimidade e o cotidiano do coletivo.