Projeto de Investigação da Prática de Intervenção e Performances Interativas ou, melhor dizendo, o PiPiPi. Assim é porque foi necessário criar uma definição e, então, ainda resta dizer que isso é um braço do mundialmente famoso PIU, de Pequenas Intervenções Urbanas.
Nosso objetivo é transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem ou qualquer outro clichê que se aplique ao tema. Mas sempre sem clichês.
E o blog? - pergunta alguém que não sofre da inabilidade de chegar ao ponto. O blog é nossa pesquisa aberta de referências, ainda esperando o momento de se tornar ele próprio a referência.
Afinal, como diria o Martin Luther King, "É preciso dramatizar".

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A pergunta

Com que símbolos, objetos, histórias, imagens, cenas nós podemos socializar/compartilhar/transmitir as reflexões que tivemos com as pessoas que moram ou transitam por esse lugar (Bixiga)?

Pixação cool

Saiu no Cool Hunting, logo..

terça-feira, 28 de abril de 2009

Cidade limpa e bem pintada




No último sábado, dezenas de voluntários deixaram em branco 120 outdoors ilegais em Nova York. O "New York Street Advertising Takeover", arquitetado por Jordan Seiler, varreu a cidade desse tipo invasor e, em geral tosco, de publicidade com uma ação rápida e organizada. Depois de arrancados os anúncios, mais de 80 artistas se encarregaram de transformar o espaço em telas.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Das câmeras de segurança a um pipi na parede


Jaime del Val é um artista engajado. Nesse projeto ele literalmente escancara seus órgãos genitais nas paredes da cidade de Madri. Com um equipamento inusitado, inspirado nos Ghostbusters, o genderbuster, ou o auto-intitulado pangender cyborg, está nú mas isso não é tudo. O equipamento projeta nas paredes suas partes baixas e outras formas de seu corpo construindo imagens dúbias. Foi o jeito que ele encontrou para manifestar-se contra homofobia, machismo, a sociedade patriarcal cabeçuda, a sociedade de consumo e até contra o controle e a vigilância desmedida dos tempos atuais, já que os equipamentos que captam as imagens de seu corpo são as famosas câmeras de segurança. 

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Yellow umbrellas



Esse é o "Bloom", do artista Sam Spencer. É a árvore na frente da casa dele, que andava muito tristinha até começar a florescer desse jeito.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cartografia?




No encontro de ontem (foi bem legal!), fiquei lembrando de um clipe que gosto bastante e que parece uma cartografia animada. Pra quem tiver interesse, dê uma olhada! Não consegui incorporar o vídeo aqui, não é permitido pelo youtube, mas dá para acessar o link.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Perguntas cartográficas

Com pequeno atraso mas ainda em tempo. Uma série de perguntas para quem está pensando em sua cartografia afetiva da cidade.


Em que situações/lugares na cidade:


- Você perde o controle?

- Você tem que contar até 10 antes de prosseguir?

- Você nunca sabe o que fazer?

- Você muda de calçada?

- Você tem vontade de gritar?

- Você foi mais longe?


- O que falta na cidade para a sua vida melhorar?

- O que falta mudar em você para a cidade melhorar?

- Qual placa você não respeita?

- O que você faria de patins?

- O que você pensa e nunca fala?

- Quando você se cansa?

- Quando você perde o controle?

- Quando você achou horrível viver na cidade?

- Quando você achou maravilhoso viver na cidade?


- O que falta na cidade?

- Você tem algum segredo, um lugar que só você viu/conhece?

- Que lugar da cidade você pegaria para si/gostaria que fosse seu/cuidaria?

- O que na cidade te persegue?

- De que grupo você não é?

- Quando você devaneia?

- Onde você sente cheiros horríveis mas que te dão prazer?

- Onde você tem calafrios?

- O que te dá vergonha de fazer na rua?

- O que te dá vergonha alheia?