Projeto de Investigação da Prática de Intervenção e Performances Interativas ou, melhor dizendo, o PiPiPi. Assim é porque foi necessário criar uma definição e, então, ainda resta dizer que isso é um braço do mundialmente famoso PIU, de Pequenas Intervenções Urbanas.
Nosso objetivo é transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem ou qualquer outro clichê que se aplique ao tema. Mas sempre sem clichês.
E o blog? - pergunta alguém que não sofre da inabilidade de chegar ao ponto. O blog é nossa pesquisa aberta de referências, ainda esperando o momento de se tornar ele próprio a referência.
Afinal, como diria o Martin Luther King, "É preciso dramatizar".

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Expanded Cinema

"Expandido" é um termo criado nos anos 60 e muitas vezes associado ao cinema criado para (ou por) outras artes. Pode ser um tipo de filme que se inspira na dança, no teatro, na música ou nas artes plásticas em sua concepção. Só que não é exatamente isso. Explicando da maneira simples: é quando uma coreografia não é apenas filmada mas também coreografada pelo próprio filme. 
No fim das contas, é uma ampliação do próprio papel da filmagem, da câmera, da narrativa em vídeo. É a liberdade artística cinematográfica. Liberdade da convencional narrativa e da sala escura. A ruptura de qualquer ordem de filmagem, montagem e projeção. Videoarte na película.

Aqui tem um blog com filmes (novos e velhos, em película e em vídeo) que sofrem dessa mesma inspiração. Adorei "Fiorucci Made me Hardcore".

Nenhum comentário:

Postar um comentário