Projeto de Investigação da Prática de Intervenção e Performances Interativas ou, melhor dizendo, o PiPiPi. Assim é porque foi necessário criar uma definição e, então, ainda resta dizer que isso é um braço do mundialmente famoso PIU, de Pequenas Intervenções Urbanas.
Nosso objetivo é transformar o concreto em arte, a calçada em palco, acabar com a monotonia da passagem e da paisagem ou qualquer outro clichê que se aplique ao tema. Mas sempre sem clichês.
E o blog? - pergunta alguém que não sofre da inabilidade de chegar ao ponto. O blog é nossa pesquisa aberta de referências, ainda esperando o momento de se tornar ele próprio a referência.
Afinal, como diria o Martin Luther King, "É preciso dramatizar".

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Das câmeras de segurança a um pipi na parede


Jaime del Val é um artista engajado. Nesse projeto ele literalmente escancara seus órgãos genitais nas paredes da cidade de Madri. Com um equipamento inusitado, inspirado nos Ghostbusters, o genderbuster, ou o auto-intitulado pangender cyborg, está nú mas isso não é tudo. O equipamento projeta nas paredes suas partes baixas e outras formas de seu corpo construindo imagens dúbias. Foi o jeito que ele encontrou para manifestar-se contra homofobia, machismo, a sociedade patriarcal cabeçuda, a sociedade de consumo e até contra o controle e a vigilância desmedida dos tempos atuais, já que os equipamentos que captam as imagens de seu corpo são as famosas câmeras de segurança. 

Um comentário:

  1. también lo realizó en la ciudad de Santiago de Chile y otras Europeas. En el marco del Festival INTERFACE Cuerpo y Nuevas Tecnologías 2008.
    Saludos
    CL

    ResponderExcluir